Vice-governador defende uso do Zoneamento Econômico-Ecológico para orientar investimentos e mapear vocações dos municípios do Amazonas.
O vice-governador do Amazonas, Serafim Corrêa, afirmou, durante entrevista à Rádio Clube de Parintins, comandada por Gil Gonçalves, que o Zoneamento Econômico-Ecológico é instrumento essencial para orientar novos investimentos e identificar as vocações econômicas de cada município do estado.
Zoneamento como ferramenta
Segundo Serafim, o levantamento por meio do zoneamento permitirá conhecer as oportunidades locais e direcionar investimentos de forma estratégica. Ele informou que o trabalho está em andamento pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), responsável pelos estudos que servirão de base para o planejamento e o desenvolvimento sustentável do Amazonas.
“O Amazonas tem vocações muito claras em cada região. Precisamos fazer o levantamento, por meio do zoneamento econômico e ecológico, para sabermos quais são as oportunidades de cada município e direcionarmos os investimentos de forma estratégica”, afirmou.
Setores com potencial
O vice-governador destacou que o estado reúne oportunidades em setores como turismo, energia, mineração, pesca e produção rural. Ele citou municípios com potencial para a produção de energia a partir do gás natural, como Silves, Itapiranga e Itacoatiara. Outras regiões, conforme Serafim, apresentam possibilidades ligadas ao petróleo, à mineração, ao turismo e a atividades locais, sempre respeitando as características de cada localidade.
Ao tratar do turismo, Serafim apontou atrativos como o Festival de Parintins e a pesca esportiva em Barcelos como exemplos de experiências que fortalecem a economia regional. “O Amazonas possui atrativos únicos e precisa conhecer cada vez melhor suas vocações para transformar esse potencial em desenvolvimento, emprego e geração de renda”, destacou.
Zona Franca e interior
Durante a entrevista, o vice-governador ressaltou ainda a importância da Zona Franca de Manaus para a economia estadual e citou a visão do governador Roberto Cidade de ampliar os benefícios desse modelo para além da capital. Ele informou que a prioridade da gestão é garantir que o crescimento econômico chegue efetivamente aos municípios do interior, promovendo geração de oportunidades e fortalecimento das economias locais.
Assuntos nesse artigo:
#zoneamentoeconomicoecologico, #serafimcorrea, #amazonas, #sedecti, #robertocidade, #parintins, #radioclubedeparintins, #silves, #itapiranga, #itacoatiara, #barcelos, #festivaldeparintins, #turismo, #energia, #mineracao, #pesca, #gasnatural, #petroleo, #zonafrancademanaus, #producao_rural
Publicado em: 27/06/2026 às 17:46

