Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Corregedoria recomenda a servidores e magistrados que consultem painéis do TJAM para melhor acompanhamento de ações ambientais
Tribunal de Justiça

Corregedoria recomenda a servidores e magistrados que consultem painéis do TJAM para melhor acompanhamento de ações ambientais

28 de agosto de 2024
Compartilhar
7 Min Lidos
ambiente1 IhHh2h
Compartilhar

Os painéis foram criados pelo Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica do TJAM e facilitam a visualização dos processos envolvendo questão ambiental que tramitam na justiça estadual.

A Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas (CGJ/AM) recomendou aos magistrados e servidores das varas com competência para julgar ações ambientais que utilizem os painéis eletrônicos disponibilizados pelo Tribunal de justiça (TJAM) para um maior monitoramento e melhor gestão dessas ações que tramitam no Judiciário estadual.

Desenvolvidos pelo Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica da Corte, o Painel de Ações Ambientais e o Mapa de Processos Ambientais são ferramentas que permitem uma visão detalhada dessas ações, trazendo dados como o percentual de sentenças proferidas e a demonstração geográfica dos processos distribuídos nos municípios amazonenses.

De acordo com José Edson Nunes, coordenador do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica do TJAM, os assuntos incluídos nas duas plataformas abrangem desde “indenização por dano ambiental”, “crimes contra a flora e fauna”, “poluição”, “licença ambiental”, “destruição e degradação mediante desmatamento” até “queimadas”. “Existe uma parametrização específica, definida pelo CNJ (Conselho Nacional de justiça), para a inclusão dos processos nos painéis”, explicou.

Painel de Ações Ambientais

Este painel fornece dados precisos sobre o percentual de processos sentenciados em cada unidade judicial, permitindo, ainda, que magistrados e servidores possam visualizar, em tempo real, os processos pendentes de julgamento e o cumprimento das metas estabelecidas para o Poder Judiciário. “O painel indica às unidades, pontualmente, onde devem atuar com maior atenção”, reforça José Edson.

Outra aba do painel é o Índice de Atendimento de Demanda e contém os dados de ações ambientais ingressadas, em comparação com o total de “baixados” no mesmo assunto, nos últimos 12 meses.

Painel Mapa de Processos Ambientais

O MPA apresenta uma distribuição geográfica das ações ambientais em todo o estado, mostrando a concentração de processos por município em relação à população local. “Nessa plataforma, é possível verificar a proporção de processos distribuídos entre as comarcas com o assunto ‘meio ambiente’ a cada 10 mil habitantes. E o mapa mostra que, quanto mais escura estiver a cor do município no mapa, maior a quantidade de ações judiciais de meio ambiente por habitante. Proporcionalmente, hoje, no Amazonas, a Comarca de Humaitá é a que detém a maior quantidade de processos por habitante”, explicou José Edson, do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica.

Os dois painéis estão disponíveis ao público interno do TJAM, no sistema Intranet.

consultas

O diretor do Núcleo de Assessoramento Jurídico Virtual do TJAM, Bruno Valente, disse que a equipe do NAJV sempre consulta os painéis do BI disponibilizados pela Corte, incluindo os que tratam das ações ambientais. “Como trabalhamos observando também as recomendações para o cumprimento das metas do Poder Judiciário, são ferramentas que auxiliam muito o nosso dia a dia”, comentou.

“A partir de agosto, o nosso foco volta-se para Meta 1 (Meta Nacional do Judiciário brasileiro: julgar mais processos que os distribuídos), dessa maneira verificamos nas plataformas de BI (Business Intelligence) as unidades que possuem mais processos conclusos, que, ao serem julgados, ajudam o TJAM no atingimento dessa meta no final do ano, além de contribuir também para promover maior celeridade à prestação jurisdicional”, acrescentou Bruno Valente.

Gestão eficiente

Para o juiz Roberto dos Santos Taketomi, juiz que integra a Coordenadoria do NAJV, o uso dessas ferramentas “contribui para uma gestão com foco em resultados, transparência e melhoria contínua dos processos judiciais, alinhando-se aos princípios de celeridade e eficiência da justiça”.

“As ferramentas de Business Intelligence (que é o sistema adotado para a disponibilização dos dados dos processos ambientais do TJAM) podem ser altamente eficazes na administração e gestão de processos judiciais em tribunais, oferecendo uma série de vantagens para a tomada de decisões, análise de dados e otimização dos processos”.

O juiz listou algumas vantagens oferecidas por essa tecnologia: a análise do volume de casos, identificando padrões sazonais, áreas mais sobrecarregadas e tempos médios de resolução, permitindo uma alocação mais eficiente de recursos humanos e materiais; o monitoramento de desempenho; a gestão de produtividade, que oferece a possibilidade de distribuir de forma mais eficiente a carga de trabalho entre os juízes e servidores, ajustando-a conforme necessário; o mapeamento das demandas judiciais, indicando as áreas de maior litígio (família, cível, criminal, consumidor, dentre outras); e apoio na tomada de decisão, pois os dados permitem aos gestores uma visão geral de cada unidade judicial.

Corregedoria-Geral

O corregedor-geral de justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, destacou a relevância desses painéis para o bom funcionamento das unidades judiciais. “Esses recursos não só auxiliam no cumprimento das metas do Judiciário, mas também permitem que os magistrados e servidores identifiquem rapidamente os pontos de atenção e as oportunidades de melhoria”, concluiu o desembargador-corregedor.

A recomendação para o uso contínuo dessas ferramentas foi formalizada pela Corregedoria-Geral por meio de ofício circular, direcionado às varas com competência para julgar ações ambientais (Processo n.º 0000243-44.2024.2.00.0804).

 

#PraTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria apresenta um laptop aberto, posicionado sobre uma superfície de madeira. A tela do laptop exibe o mapa do Amazonas, com boa parte dos municípios em verde, um deles é apresentado na cor laranja e outros estão identificados na cor amarela, demonstrando a quantidade de ações ambientais nesses municípios, fazendo relação com o número de habitantes. Ao fundo, aparece a floresta e o rio, fazendo referência ao assunto dos processos. E se sobrepondo à natureza, aparecem elementos gráficos e porcentagens. No final da imagem estão as logomarcas do TJAM e da CGJ, em cada lado do laptop. Fim da descrição.

 

Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM
Imagem: Everson Santiago | TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

    

Tags:AmazonasHumaitámeio ambiente
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?