Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > MPAM investiga excesso de poder e possível improbidade administrativa por parte do governador do Amazonas no caso Parintins
AmazonasMeio Ambiente

MPAM investiga excesso de poder e possível improbidade administrativa por parte do governador do Amazonas no caso Parintins

8 de outubro de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Criado: Sexta, 04 Outubro 2024 17:27

Medida é NOVO desdobramento de vídeo que mostra reunião ilegal entre secretários estaduais e PMs, planejando ações ilícitas para beneficiar candidata à prefeitura de Parintins

Em decorrência da reunião ilegal entre secretários de Estado e policiais militares, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou NOVO inquérito civil, desta vez direcionado ao governador Wilson Lima e ao secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony — único secretário presente ao referido encontro que não foi exonerado nesta semana. O objetivo é apurar, na esfera extrapenal, a ocorrência de desvio de finalidade, excesso de poder, dano ao erário e improbidade administrativa no âmbito da administração pública do Poder Executivo do Estado do Amazonas.

A demanda, publicada no Diário Oficial do MPAM de hoje, será conduzida pelo Gabinete de Assuntos Jurídicos (GAJ), que atua na análise de notícias de irregularidades cuja apuração cabe ao procurador-geral, em decorrência de a autoridade investigada ter prerrogativa de foro — no caso, chefes da administração pública.

O documento, assinado pelo procurador-geral de justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, cita o “desvirtuamento das atribuições do sistema de Segurança Pública e da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas, a fim de intimidar, por meio da atuação irregular de agentes públicos das áreas de segurança pública e fiscalização tributária”, apoiadores do vereador Mateus Assayag (PSD), candidato a prefeito do município de Parintins. O motivo seria beneficiar a candidatura da vereadora Brena Dianná (UNIÃO Brasil), aliada política de Wilson Lima e concorrente de Assayag.

A investigação, que tramitará em caráter prioritário em razão da proximidade das eleições, ficará a cargo de promotorias do Centro de Apoio Operacional de Proteção aos Direitos Constitucionais do Cidadão (CAO-PDC).

O inquérito civil tem como base a Representação 02.2024.00010590-5, da 60ª Promotoria de justiça Especializada no Controle Externo da Atividade policial e Segurança Pública (Proceapsp), que evidencia possível atuação indevida da cúpula do Poder Executivo do Estado do Amazonas na disputa eleitoral em curso no município de Parintins.

O farto material encaminhado à Procuradoria-Geral de justiça (todos os vídeos, fotos e imagens da reunião) será anexado aos autos.

Outra representação levada em consideração foi a de autoria da deputada estadual Mayra Dias (Avante), que narra um conjunto de atos de intimidação político-eleitoral em Parintins durante o exercício de seu mandato parlamentar, conduzidos por integrantes da polícia Militar do Estado do Amazonas (PC-AM). A deputada denunciou interesse em interferir no resultado da eleição municipal.

Exonerações

Após a abertura do primeiro inquérito civil, via Proceapsp, foram exonerados: Fabrício Rogério Cyrino Barbosa, secretário de Estado de Administração; Marcos Apolo Muniz de Araújo, secretário de Estado de Cultura e economia criativa; Armando Silva do Valle, diretor-presidente da Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama); Jackson Ribeiro dos Santos, tenente-coronel e Comandante das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam); e Guilherme Navarro Barbosa Martins, capitão na Companhia de Operações Especiais (COE). Na ocasião, de acordo com o Inquérito Civil, os envolvidos apresentaram conduta de liderança e manipulação de esquema, voltado para atacar a legitimidade das eleições municipais, por meio de ordens ao aparato de segurança pública.

Texto: Lennon Costa Foto: Divulgação

  

Tags:eleicoesEstado do AmazonasfiscalizaçãoGoverno do Amazonasparintinspoliciapolicia militarSegurança Pública
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Dezembro Vermelho: Prevenção, Testagem e Ação Integrada no Centro de Manaus

Por administrador
Amazonas

PC-AM realiza Operação Guardiões do Guaraná para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués

Por administrador
Amazonas

Jovem talento nos tatames: Aluno do CMPM conquista títulos internacionais e se firma como prodígio no jiu-jitsu

Por administrador
Amazonas

Curso de Defesa Pessoal Feminina reunirá 180 alunas na zona leste de Manaus

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas e famílias do Monte Horebe fecham acordo sobre soluções de moradia definitivas

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima assina ordem de serviço das obras de recuperação viária em Pauini, por meio do Programa Asfalta Amazonas

Por administrador
Amazonas

CIF fiscaliza estabelecimentos de sucatarias no Centro e na zona sul de Manaus

Por administrador
Amazonas

Mobilização do HPS Platão Araújo e FHemoam coleta 39 bolsas de sangue em quatro horas

Por administrador
Amazonas

Amazonastur encerra atividades de 2025 do Fórum Estadual de Turismo

Por administrador
Amazonas

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

Por administrador
Amazonas

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

Por administrador
Amazonas

PC-AM envia efetivo policial, viaturas e equipamentos para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?