Ação foi realizada na última sexta-feira (15/11), na área da Manaus Moderna.
Em uma ação articulada e precedida por uma reunião preparatória que foi conduzida pelo Poder Judiciário Estadual, por meio da Vara Especializada do Meio Ambiente (VEMA), a orla do rio Negro recebeu, na última sexta-feira (15/11), uma ampla ação de limpeza.
Com a supervisão do juiz de direito Cid da Veiga Soares Júnior, que está respondendo pela Vara do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do Amazonas, a ação ocorreu na área da Manaus Moderna, Centro da capital amazonense.
O trabalho envolveu 150 servidores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e a ação teve a participação de órgãos como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), Polícia Militar Ambiental, Procuradoria Geral do Município (PGM) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Conforme informações que constam no portal da Prefeitura de Manaus, a ação teve como objetivo remover resíduos acumulados na orla e em trechos do igarapé, onde o acúmulo de lixo prejudica o meio ambiente, a paisagem e a navegação.
Em entrevista concedida durante a supervisão do trabalho, o juiz de Direito Cid da Veiga, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, ressaltou a importância da união entre os órgãos públicos. “O TJAM apoia essa iniciativa como parte de nosso comprometimento com a cidadania e a preservação ambiental. Todos nós, como sociedade, temos a responsabilidade de cuidar do rio Negro e do nosso ecossistema”, disse.
O coordenador da ação e da Coleta Seletiva da Semulsp, Luiz Paz, destacou a importância dessa força-tarefa e dos esforços contínuos para proteger os rios de Manaus. “Essa limpeza reflete nosso compromisso com o meio ambiente e com a saúde pública. O lixo nos igarapés afeta a biodiversidade e a qualidade de vida dos moradores, por isso investimos diariamente em manter nossas orlas limpas e seguras”, afirmou.
Reunião preparativa
Os detalhes da campanha foram alinhados durante reunião promovida pela Vara de Meio Ambiente no último dia 07 de novembro, da qual participaram representantes da Semulsp, da SemmasClima, da PGM e da PGE.
O juiz Cid destaca que a defesa e preservação do meio ambiente, assim como a promoção da educação ambiental, todas são de incumbência do Poder Público, onde se inclui o Poder Judiciário, nos termos 225, caput e parágrafo 1.º, inciso VI, bem como art. 205, todos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Confira AQUI o álbum de fotos da ação.
Com informações do portal: manaus.am.gov.br
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660