Prefeitura de Manaus realiza ação do Junho Violeta no Terminal de Integração 5 para orientar sobre direitos da pessoa idosa

Ação de sensibilização no Terminal de Integração 5 em 23/6 divulgou direitos e canais de denúncia para a pessoa idosa.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), realizou nesta terça-feira, 23/6, uma ação de sensibilização no Terminal de Integração 5 (T5), no bairro São José Operário, zona Leste. Durante a mobilização, equipes orientaram passageiros, distribuíram material informativo e divulgaram os direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa, além de repassar informações sobre canais de denúncia.

Ação no terminal

Equipes da FDT abordaram usuários do transporte coletivo e trabalhadores do setor para levar informação e conscientização a quem circula diariamente pelo terminal. Foram distribuídos folhetos e prestadas orientações sobre como identificar e comunicar situações de violação de direitos.

Segundo o diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, “Os terminais de integração são espaços estratégicos para disseminar uma mensagem que precisa alcançar toda a sociedade. Envelhecer com dignidade é um direito de todos, e combater qualquer forma de violência contra a pessoa idosa é uma responsabilidade coletiva. A informação é uma das principais ferramentas para fortalecer esse cuidado e garantir mais respeito, segurança e cidadania”.

Tipos de violência e orientações

A iniciativa alertou para diferentes tipos de violência que afetam a pessoa idosa, como violência física, violência psicológica, violência patrimonial, violência institucional, negligência e abandono. Durante a ação também foram informados os canais pelos quais qualquer situação de violação pode ser comunicada, inclusive de forma anônima, aos órgãos competentes.

O comerciante Maurício Aguiar, de 38 anos, destacou a relevância da iniciativa: “Acredito que essas ações são muito importantes para conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar e cuidar da população idosa. Gostei de ver essa mobilização acontecendo aqui no terminal, porque ela leva informação para quem circula diariamente pelo local e ajuda a combater situações de violência e desrespeito”.

Integração ao calendário municipal

A ação faz parte do calendário de atividades do Junho Violeta realizado pela Prefeitura de Manaus ao longo do mês. O programa inclui iniciativas voltadas à proteção, valorização e garantia dos direitos da pessoa idosa, com objetivo de ampliar informação e acesso a serviços.

Texto – Fábio Simões/FDT
Fotos – Divulgação/FDT

Assuntos nesse artigo:
#junhovioleta, #prefeiturademanaus, #fdt, #terminaldeintegracao5, #saojoseoperario, #zonaleste, #manaus, #pessoaidosa, #estatutodapessoaidosa, #transportecoletivo, #direitos, #violenciafisica, #violenciapsicologica, #violenciapatrimonial, #violenciainstitucional, #negligencia, #abandono, #canaisdedenuncia, #mauricioaguiar, #fabiosimoes


Publicado em: 23/06/2026 às 22:00
Categoria(s): Política Municipal