Manipuladoras de Manaus recebem prêmio nacional por receitas de alimentação escolar que valorizam ingredientes da Amazônia

Duas manipuladoras de alimentos da rede municipal de Manaus foram premiadas em Brasília por receitas criadas para a merenda escolar.

As manipuladoras de alimentos Gorete Silva dos Santos e Maria Ivanete Santos, responsáveis por preparos servidos no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Manuel Bandeira e na creche municipal Magdalena Arce Daou, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), receberam, nesta terça-feira, 23/6, em Brasília, o prêmio “Melhores Receitas de Alimentação Escolar”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Elas conquistaram o 1º e o 2º lugar da região Norte, respectivamente.

Receitas premiadas e resultado regional

As vencedoras foram reconhecidas com as receitas Steak de pirarucu com banana-pacovã, que obteve o primeiro lugar regional, e Refogadinho de caruru com ovos, que ficou em segundo lugar. As preparações foram elaboradas para a alimentação dos estudantes e destacaram o uso de ingredientes locais da região amazônica.

O prêmio integra a ação do FNDE voltada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e reuniu participantes de várias regiões do país para avaliar avanços na merenda escolar, segundo a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.

“Este evento representa a convergência das ações desenvolvidas pela nossa gestão. Fizemos questão de reunir todos os participantes para um encontro que trouxe pessoas de diversas regiões do Brasil, mostrando que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) vai muito além do FNDE. A iniciativa foi pensada para que pudéssemos ter uma dimensão dos avanços conquistados ao longo dos últimos anos. Acreditamos em uma alimentação escolar de qualidade, capaz de transformar vidas”, completou a presidente.

Reações e declarações locais

O prefeito Renato Junior disse que o reconhecimento nacional é motivo de orgulho para a cidade e ressaltou a valorização dos ingredientes amazônicos. “As conquistas da Gorete Silva e da Maria Ivanete demonstram o compromisso, o talento e o cuidado das nossas profissionais que, diariamente, contribuem para a formação e o bem-estar dos nossos estudantes. Ver ingredientes da Amazônia sendo valorizados em receitas premiadas nacionalmente reforça que estamos no caminho certo, investindo em uma alimentação escolar de qualidade, nutritiva e que faz parte da nossa identidade regional. Parabenizo as servidoras pela dedicação e por levarem o nome da nossa cidade ao destaque nacional”, afirmou.

A ganhadora do primeiro lugar, Gorete Silva, destacou a dedicação empregada na criação da receita: “Eu nunca tinha participado de uma premiação e estar hoje aqui em Brasília é algo que nunca imaginei. Fiz o prato com muito carinho e aqui está o resultado desse trabalho”. Maria Ivanete também comentou a importância do prêmio para incentivar novas criações: “Eu sempre trabalhei na cozinha e esse prêmio é muito importante, agradeço a Deus e toda a equipe da creche, sem eles isso não seria possível e esse prêmio vai me incentivar a melhorar e inovar cada vez mais na merenda escolar”.

O secretário municipal de Educação, Arone Bentes, afirmou que a premiação representa o trabalho diário das equipes responsáveis pela alimentação dos estudantes: “Esse reconhecimento nacional demonstra o cuidado, a dedicação e o compromisso das nossas equipes com a alimentação escolar. É uma conquista que valoriza quem está todos os dias cuidando dos nossos alunos”, destacou.

Valores e destino dos recursos

Cada uma das manipuladoras recebeu R$ 5.000, e as unidades de ensino vinculadas às receitas premiadas foram contempladas com R$ 8.000 por receita vencedora. Esses recursos deverão ser destinados à aquisição de equipamentos ou à melhoria da infraestrutura das cozinhas escolares.

Além dos prêmios em dinheiro, as 55 receitas vencedoras do concurso serão reunidas em um e-book digital, previsto pelo FNDE como forma de difundir as preparações selecionadas.

Texto – Moara Cabral/Semed
Fotos – Divulgação/Semed

Assuntos nesse artigo:
#alimentacaoescolar, #manaus, #fnde, #premio, #receitas, #semed, #creche, #cmei, #goretesilva, #mariaivanete, #renatojunior, #fernandapacobahyba, #aronebentes, #pirarucu, #bananapacova, #caruru, #merendaescolar, #ebook, #educacao, #amazonia


Publicado em: 23/06/2026 às 22:56
Categoria(s): Política Municipal